terça-feira, 4 de abril de 2017

Conheça seus limites para não ser morno

Imagem do Google.imghp
Conheça seus limites físicos, mentais, emocionais, e respeite-os. Desrespeitar os próprios limites nos trás doenças e frustrações. Seja esse um desrespeito para mais ou para menos. Para mais: quando você quer ultrapassar seus limites, fazendo além do que é possível pra você. Para menos: quando você não acredita que pode ir mais longe e se acomoda a estar onde está. 

Em tudo o que fizer, dê o máximo de si. Muita gente usa essa frase na intenção de dizer para que a outra pessoa ultrapasse seus próprios limites, mas prefiro usá-la como ela realmente diz: "o máximo", e não mais que isso. Nem menos, nem mais. 

"Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." 
(Apocalipse 3:16) 


Pensar nesse versículo e relacioná-lo a o que falei antes também parece contraditório. A primeira impressão que vem ao leitor é que, quando digo que a pessoa não deve ser nem mais nem menos, estou dizendo que ela deve ser morna. Mas não. Estou dizendo que é preciso conhecer-se e estar no meio termo entre o mais o menos, que esse é o lugar certo para que a gente não aja como uma pessoa morna. 

Complicado. Mas pense comigo... Se você não conhece seus limites e excede-os, fica exausto, estafado, e passa a fazer tudo ‘de qualquer jeito’, pois está cansado demais para fazer bem feito. Se você não conhece seus limites e não dá o máximo de si, sendo comodista e esperando as coisas darem certo sem que você faça por onde, depois fica frustrado por ter acreditado tanto em algo que não deu certo, pois fez ‘de qualquer jeito’ por achar que já ia dar certo mesmo, independente de fazer ou não bem feito. 

Melhor é não ser morno na qualidade daquilo que faz. 

Melhor é organizar-se para não se atropelar em um excesso de atividades e depois frustrasse com a péssima qualidade daquilo que fez. Poxa, você queria tanto fazer tudo ao mesmo tempo... Mas você não é Deus, você é humano. Você não tem a capacidade sobrenatural de segurar muitos planetas com suas mãos. Você tem os seus limites. 

Melhor é acreditar nas suas capacidades e assumir que é possível fazer bem feito, e fazer, ao invés de esperar a ajuda divina, um passe de mágica, para seu jeito morno de viver. 

Melhor é conhecer-se e fazer bem feito, com qualidade, tudo o que fizer. Se é para fazer pouco, faça pouco, mas faça bem feito. Se é para fazer muito e você vai conseguir, então faça muito, mas faça bem feito. Se não é para fazer bem feito, por que, então, vai fazer?


Um texto de Aline Menezes, criadora do Blog O Quarto de Aline
Ps.: Esse é apenas um texto para reflexão. Para mais esclarecimentos, consulte seu mentor espiritual (pastor, padre, etc.).

2 comentários:

DESEJADOS

Top Postagens