sexta-feira, 23 de março de 2018

Onde você está plantado?

Fabiano, personagem de Graciliano Ramos, em Vidas Secas, tece uma frase da mais elevada filosofia, a saber: "Cuidado para não se encontrar plantado onde nunca se quis desenvolver raízes". Só quem esteve plantado onde nunca quis desenvolver raiz, ou aqueles que se encontram fincados num solo infértil e fingem retirar nutrientes substanciais deste, vagando existencialmente desnutrido, sabem e sentem os efeitos destas palavras. 

Desenvolver raízes em solo infértil é viver desnutrido por falta de alimento substancial que alimente de verdade sua existência. Mas na aparência tudo se encaixa; vejam as plantas artificiais; elas, muitas vezes, superam em beleza até mesmo as plantas reais, mas não têm alimentação transitando em seus caules, por mais que estejam plantadas em solos férteis. Para as plantas artificiais indifere se o solo é fértil ou infértil. Mas, para as plantas reais, necessário é um solo fértil! Pois se não, por mais que perdure, logo definha e morre. 

Seres humanos são plantas reais e não artificiais. Cuidado para um dia não se encontrar plantado onde nunca se quis desenvolver raízes para não sair vagando existencialmente desnutrido!


Um texto do colunista Thiago Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESEJADOS

Top Postagens