quarta-feira, 1 de março de 2017

O ano começa depois do carnaval?



Esperamos o ano começar para fazer planos de uma vida nova, boa, tranquila, próspera. Aí o ano começa e estamos tão afobados com o excesso de expectativas somadas ao excesso de coisas que, no ano anterior, foram deixadas para depois, que no início do ano não conseguimos dar conta direito desse pacote pesado. Aí já nos primeiros dias ficamos naquela que, depois do carnaval, a vida enfim vai andar.

Então chega Fevereiro. Retoma-se o trabalho, os estudos, a academia, mas alguma coisa está empacada, não sai do lugar. E chega o carnaval! Toda aquela ansiedade e expectativa para esse feriado tão prolongado que é quase uma “miniférias” finalmente é cessada quando os planos de descanso ou diversão entram em prática. A sexta começa, acaba. O sábado começa, acaba. O domingo, a segunda também, e então chega a terça-feira já com cheirinho de saudade. Tanto pra quem brinca o carnaval como pra quem não gosta, porque quem não gosta também aproveita, a seu modo, seja para descansar em casa ou retiro, ou lucrar com algum tipo de trabalho. 

A terça acaba. E acaba com mais sensação de “Fim!” do que quando o ano acaba em 31 de Dezembro. É que agora não tem mais jeito, não há mais pra onde correr. Algumas pessoas continuam o clima da agitação ainda na quarta-feira de cinzas ou até mesmo até o domingo, mas como é a exceção, vou ater-me a regra. E a regra é acreditar que, enfim, o ano vai começar na quinta-feira pós-carnaval. Na quinta finalmente temos que pisar no acelerador da vida e seguir em frente com o trabalho, com os estudos, com os planos de vida nova feitos na última semana de Dezembro. 

E a quarta-feira de cinzas? Pra que serve? 

Sugiro que sirva para limpeza. Limpeza do corpo, da casa, da alma. Que não seja uma quarta de cinzas, mas de branco, de pureza, de purificação do ser e tudo o que nos rodeia. O ano enfim vai começar. Então que tal “arrumar o ambiente” antes de começar a “trabalhar”? Hoje me parece um dia perfeito para reavaliar os planos, reescrever na agenda, repensar meus desejos e objetivos. Um dia perfeito para refletir onde, desde primeiro de Janeiro, eu errei e acertei.

Hoje é o último dia, a última opção, a última oportunidade para colocar tudo em ordem. Não deixe pra amanhã a dieta, o exercício físico, a leitura de um livro que te fará crescer de algum modo. Não deixe pra amanhã o que puder fazer hoje, porque amanhã é o dia de levantar com disposição e mandar ver na vida. Por que esperar o próximo feriado? Por que esperar a semana santa ou os festejos juninos? Amanhã é dia para que o cabelo já esteja hidratado, as unhas feitas, a casa arrumada, os estudos colocados em dia, o trabalho meio encaminhado, a saúde restabelecida, o sono recuperado. Amanhã é o dia de dar o play!

O que você pode fazer hoje pra melhorar seu amanhã e, finalmente, fazer a vida acontecer esse ano? Levante-se. Hoje é dia de preparar o terreno da plantação desse ano. Hoje já é dia de vida nova.


Um texto de Aline Menezes, criadora do Blog O Quarto de Aline

2 comentários:

DESEJADOS

Top Postagens